Estradas

Governo estadual lança pacote para recuperar estradas do RS

O governador Eduardo Leite lançou, na segunda-feira (17/6), um pacote de investimentos em estradas, com recursos disponibilizados pelo Estado e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Serão R$ 301,4 milhões aplicados em 2019 para qualificar o sistema rodoviário estadual. Mais da metade dos investimentos, cerca de R$ 170 milhões, sendo parte liberado pelo Tesouro do Estado (R$ 136 milhões) e outra via Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico, a Cide (R$ 34,4 milhões), estão distribuídos entre as 17 superintendências regionais do Daer. Leia matéria completa aqui. Clique.

"Temos um orçamento comprimido pelas dificuldades fiscais e, mesmo assim, estamos trabalhando muito fortemente para darmos respostas à nossa sociedade. Tivemos como prioridade, nos primeiros meses de governo, aquilo que mais nos toca, que é a saúde. Agora, depois de assistirmos muitas reclamações das condições das nossas estradas, vamos priorizar essa área tão sensível e ao mesmo tão importante para o desenvolvimento do nosso Estado", destacou o governador. 

Após análise por técnicos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), foram priorizados trechos em piores condições, demandas judiciais, pagamento de dívidas do exercício anterior e a continuidade de obras mais próximas da conclusão.

Mais da metade dos investimentos, cerca de R$ 170 milhões, sendo parte liberado pelo Tesouro do Estado (R$ 136 milhões) e outra via Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico, a Cide (R$ 34,4 milhões), estão distribuídos entre as 17 superintendências regionais do Daer.

 O montante inclui recuperação e conservação de rodovias estaduais e pontes, acessos municipais, sinalização, melhorias em vias urbanas por meio de convênios municipais, fiscalização de obras, equipamentos e veículos para o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). 

"Elencamos prioridades, mas os investimentos não se esgotam nelas. Há recursos nas superintendências regionais que serão revertidos em conservação, em tapa-buracos, para dar condições mínimas de logística e transporte", disse o governador. 

Os R$ 131 milhões restantes serão investidos na retomada de uma das obras prioritárias do Estado: a duplicação da ERS-118. O recurso foi descontingenciado pelo governo junto ao BNDES graças ao investimento anunciado pelo Estado na conclusão de acessos municipais. 

A rodovia é considerada fundamental para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul e a mobilidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. Até agora, já foram investidos mais de R$ 200 milhões na duplicação e cerca de 70% das obras estão finalizadas. 

"Estamos recém no sexto mês de governo e já estamos agindo. Sabemos que essas obras não resolvam nossos problemas de infraestrutura rodoviária e há muito por fazer. Por isso, é fundamental que sigamos encaminhando os projetos de reforma no RS e as parcerias com o setor privado para que tenhamos condições de encaminhar as soluções de infraestrutura, com rodovias seguras e eficientes. Aí sim, teremos um Estado à altura do que nosso povo produz", disse o governador. 

"Os passos futuros na área de infraestrutura de transportes dependem do governo do Estado, é claro, mas inegavelmente exigem, também, uma forte aliança de toda a sociedade para que encontremos, juntos, as soluções para o setor", afirmou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, citando o RS Parcerias, que vai incluir as estradas atualmente sob gestão da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), e as concessões em andamento da RSC-287 e da ERS-324. 

"São bons exemplos que ilustram o objetivo de sermos mais efetivos e darmos respostas mais ágeis para a população, sem dependermos tanto das amarras e burocracias que ainda limitam o poder público", concluiu Costella. 

O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, também participaram do evento.

Veja para onde serão destinados os recursos:

Melhorias  

O quê: recuperação e conservação de rodovias estaduais e pontes, acessos municipais, sinalização, melhorias em vias urbanas por meio de convênios municipais, fiscalização de obras, conforme as regiões:

1ª Superintendência Regional - Esteio: R$ 8,9 milhões 

2ª Superintendência Regional - Bento Gonçalves: R$ 12,4 milhões

3ª Superintendência Regional - Santa Cruz do Sul: R$ 15,3 milhões

4ª Superintendência Regional - Santa Maria: R$ 4,1 milhões

5ª Superintendência Regional - Cruz Alta: R$ 10,1 milhões

6ª Superintendência Regional - Passo Fundo: R$ 8,9 milhões

7ª Superintendência Regional - Pelotas: R$ 9,2 milhões

8ª Superintendência Regional - Bagé: R$ 2,4 milhões

9ª Superintendência Regional - Alegrete: R$ 7,2 milhões

10ª Superintendência Regional - Cachoeira do Sul: R$ 4 milhões

11ª Superintendência Regional - Lajeado: R$ 26,7 milhões

12ª Superintendência Regional - Santiago: R$ 8,5 milhões

13ª Superintendência Regional - Erechim: R$ 9,4 milhões

14ª Superintendência Regional - Santa Rosa: R$ 17,9 milhões

15ª Superintendência Regional - São Francisco de Paula: R$ 6,2 milhões

16ª Superintendência Regional - Osório: R$ 6,9 milhões

17ª Superintendência Regional - Palmeira das Missões: R$ 7,4 milhões

Comando Rodoviário da Brigada Militar

O quê: equipamentos e veículos para monitoramento das estradas estaduais de todo o RS. Investimento será de R$ 5 milhões.

Duplicação da ERS-118

O quê: a obra tem um total de 21,5 quilômetros e se inicia no entroncamento da 118 com a BR-116, em Sapucaia do Sul, e se estende até o entroncamento com a BR-290 (freeway), em Gravataí. O valor a ser destinado para conclusão da obra é R$ 131 milhões, financiados pelo BNDES.

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