Saneamento

Corsan apresenta modelo de gestão para a excelência

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) apresentou, na segunda-feira (17/6), um exemplo da aplicação do modelo de gestão e práticas adotadas para buscar a excelência na prestação dos serviços. A palestra foi realizada pelo assessor da presidência Sandro Adriani Camargo, no 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Natal (RN), durante o painel 'A gestão do conhecimento no contexto da gestão para a excelência'. Camargo destacou que a Corsan tem participado, com as suas superintendências regionais, da categoria 'Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental' (MEGSA), promovida pelo Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento. Leia matéria completa clicando aqui.

No âmbito desse trabalho, foram estabelecidos critérios de excelência, bem como uma aplicação adequada à realidade da companhia. "Tendo como área de abrangência as dez superintendências regionais, instituiu-se que cada uma delas teria o apoio de um Facilitador de Qualidade. Também se buscou a delegação de responsabilidades e a definição de um foco estratégico", afirmou. 

Conforme Camargo, na revisão do Planejamento Estratégico (PE) da Corsan, definiu-se uma metodologia para o desdobramento tanto em nível corporativo quanto nas unidades e superintendências regionais. No nível corporativo, a companhia optou por utilizar a gestão por projetos estratégicos, com a criação do Escritório de Gerenciamento de Projetos Estratégicos (EGPE) e, no nível das superintendências regionais e unidades de saneamento, o desdobramento do PE deu-se por meio de planos de ação anual e um painel de bordo para o monitoramento do processo. 

Nesse sentido, as ações incluem ciclos de monitoramento, por meio de reuniões bimestrais de análise crítica, além de benchmarking interno e externo. "As iniciativas de gestão têm gerado melhorias significativas e, certamente, contribuem para qualificar os resultados e indicadores da companhia". 

Na mesma tarde, Camargo participou, como coordenador e debatedor, do painel "Desenvolvimento de metodologias de certificação e auditoria de dados - a qualidade da informação". Ele é coordenador geral da Câmara Temática de Indicadores de Desempenho para o Saneamento Ambiental (CTIDSA), responsável pela organização desse painel. 

A Corsan está tendo participação ativa no evento. A programação da companhia inclui palestra do diretor-presidente, Roberto Barbuti, apresentação de cases de sucesso, roda de conversa e participação de funcionários no campeonato de operadores, além de um estande instalado na Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes). Também estão presentes no evento os diretores Administrativo, Alberto Paganella, de Operações, Eduardo Carvalho, e de Expansão, Julio Hofer. 

Texto: Douglas Carvalho/Ascom Corsan

Edição: Secom

EDITORIAS

ASSOCIAÇÃO DOS JORNAIS DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Cel. Fernando Machado, 653, Centro, Porto Alegre - RS  |  (51) 3226-6466  |  CEP: 90010-320