Aviso visita.png

COMUNIDADES

Municípios demonstram preocupação pela perda de recursos por falta de projetos

14 Fevereiro 2019 11:46:41

O secretário de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM), Rodrigo Lorenzoni, recebeu na tarde de quarta-feira (13), comitivas de três municípios do estado: Camaquã, Alvorada e Gramado. Entre as demandas apresentadas, um tema em comum, a perda de recursos públicos para investimentos locais por falta de projetos. Lorenzoni explicou que o foco da secretaria é atuar exatamente neste aspecto 'auxiliar na elaboração e fomentar o desenvolvimento econômico e social via essas ações'.

O presidente da Câmara de Camaquã, vereador Fabiano Medeiros, e a diretora da Câmara, Angélica Bianchi, relataram que no último ano a cidade não recebeu nenhum apoio financeiro da União devido às dificuldades que o município tem para elaborar projetos que visem à captação de recursos estaduais e federais.  

O vereador de Alvorada Celmir Martello, em outra reunião, alegou o mesmo problema, "nossa cidade perdeu mais de R$ 1 milhão que poderiam ser investidos para impulsionar nossa economia por falta de projetos". Além disso, uma série de problemas foi relatada, entre elas a perda de recursos para a construção de creches e para a pavimentação da rodovia Frederico Diehl - ambos os casos por falta de projetos da prefeitura. 

"Um dos nossos eixos de trabalho na SAAM é monitorar as oportunidades e recursos disponíveis e canalizá-los aos municípios, para que possam fomentar ações que tenham resultados positivos na ponta, ou seja, diretamente na vida das pessoas. Nosso papel é fazer uma ligação entre as cidades e o Estado e dar suporte para que municípios que não têm condições de elaborar os projetos para captar apoios", afirmou Lorenzoni.  

Gramado 

O prefeito e vice-prefeito de Gramado, Nestor Tissot e Evandro Moschem, respectivamente, acompanhados do vereador Everton Michaelsen e da secretária de Governança, Simone Bender, encaminharam alguns projetos para o secretário Lorenzoni, com intuito de buscar auxílio para garantir a continuidade das obras, além de estabelecer a construção de um diálogo mais próximo com o Estado, para que juntos possam evoluir e desenvolver ações que beneficiem a região.  

Texto: Jéssica Barz/ Ascom SAAM

Edição: Léa Aragón/ Secom

EDITORIAS

ASSOCIAÇÃO DOS JORNAIS DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Cel. Fernando Machado, 653, Centro, Porto Alegre - RS  |  (51) 3226-6466  |  CEP: 90010-320